HomeÚltimas Noticias

1° Treinamento para representantes Citrovan Mudas

Aconteceu na tarde da última quarta-feira, 27 de setembro, na Citrovan Mudas, o 1° Treinamento para representantes da empresa. O evento contou com a participação de 15 parceiros que comercializam as nossas mudas em diversas cidades: Bom Despacho, Patos de Minas, Santo António do Monte, Pompéu, São Gotardo, Florestal, Itaúna, Formiga e Vargem Bonita.

A ideia do treinamento surgiu para atender a demanda de nossos representantes, que queriam conhecer mais sobre as particularidades da cultura do citros. Após a apresentação da diretora Rose Helen, a engenheira agrônoma Tamires Claret falou aos participantes sobre as variedades cítricas e sugestões de pomares domésticos, passando dicas para melhor atender as demandas dos clientes com variedades diferentes e pomares que produzem durante todo o ano. Em seguida, nosso colaborador Adenilson Silva, apresentou o manejo de plantio e tratos culturais de citros, ensinando o passo a passo do plantio da muda e os primeiros cuidados com o pomar recém plantado. Após a explicação teórica, os participantes puderam acompanhar a demonstração do plantio de uma muda cítrica, esclarecendo as dúvidas e aprendendo também na prática.

Após lanche oferecido pela empresa aos participantes, o engenheiro agrônomo Leonardo Costa falou sobre as principais pragas e doenças da cultura do citros e também sobre suas formas de controle. Os representantes puderam esclarecer muitas dúvidas e participaram ativamente das apresentações. Ao final, a diretora Rose Helen agradeceu a participação e atenção de todos, reiterando que essa troca de experiências engrandece e fortalece a parceria com nossos representantes, que levam nosso produto à diversas cidades de Minas Gerais. Colocamos nossas portas sempre abertas à todos esperamos recebê-los outras vezes.




PARTICIPAÇÃO DA CITROVAN NA 8ª SUPERLEITE FOI SUCESSO

A Diretora Executiva da Citrovan Mudas Cítricas Rose Helen faz análise da participação da empresa na 8ª edição da Superleite e ressalta que pelo quinto ano consecutivo, suas expectativas foram superadas.

O evento possibilitou vários contatos e trocas de experiências. A importante presença do produtor rural e representantes dos órgãos do governo, locais e regionais são de suma importância para o crescimento da fruticultura mineira. Como diferencial no ano de 2017, a Citrovan Mudas apresentou uma incrível promoção de mudas cítricas, com um preço especial para os participantes da Superleite, além de uma maior diversidade de vasos de árvores frutíferas. O público participante apresentou grande interesse por essa diversidade, e o objetivo de atingir outras necessidades de nossos clientes foi atendido.

A diretora da empresa, em nome de toda a equipe Citrovan agradece a presença dos produtores, representantes locais e regionais da Emater-MG, ao Presidente da Emater-MG, ao Sindicato Rural de Pompéu, aos organizadores do evento e em especial a Coordenadora da Superleite Glauciene Oliveira e ao representante da Emater-MG em Pompéu Walmir, pelo convite para mais uma participação na SuperLeite.

Citrovan Mudas visita a 24ª Hortitec em Holambra

Na última semana, a diretora Rose Helen, Tamires Claret e Leonardo Costa estiveram presentes na 24ª Hortitec, exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas em Holambra/SP. A Hortitec surgiu do ideal de um grupo de empresários, que sentia a necessidade de ter no Brasil um evento nos moldes das principais exposições no exterior, onde os participantes pudessem ter contato com empresas expositoras, conhecendo as necessidades do setor e realizando negócios. Com o passar dos anos, a Hortitec ampliou a sua atuação, passando a contar com expositores dos setores de horticultura e fruticultura. Em 2016, em sua 23ª edição, participaram aproximadamente 400 empresas e mais de 29.000 visitantes.

Durante a feira, que aconteceu de 21 a 23 de junho, visitaram vários fornecedores de insumos, ferramentas e outros. A empresa foi convidada à participar pelo diretor da Base Substratos, Eduardo Brossi. Tiveram também a oportunidade de conhecer a fábrica de substratos da Base, hoje fornecedora da Citrovan Mudas.

Na oportunidade, visitaram as instalações e estufas da empresa Citrus Camargo, propriedade do engenheiro agrônomo Antônio Camargo, produtor de mudas cítricas há mais de 20 anos na cidade de Engenheiro Coelho/SP. Camargo apresentou sua produção de mudas, que gira em torno de 1 milhão de mudas/ano. Puderam também trocar experiências sobre produção de mudas e sobre o cenário da citricultura brasileira e mundial, com suas dificuldades e expectativas. Ao final da visita, conheceram a produção de frutos de limão tahiti da Citrus Camargo, uma belíssima fazenda com 11.000 pés plantados.

Na volta, aproveitaram para visitar o Centro de Citricultura do Instituto Agronômico de Campinas em Cordeirópolis/SP, conversaram com Nidélci, que é responsável por nossas análises laboratoriais enviadas ao centro de citricultura trimestralmente. Firmaram nossa parceria para obtenção de material genético de qualidade para a formação de nossas borbulheiras. Vem novidades por aí!

A Citrovan Mudas ressalta a importância desses eventos e visitas, que dão suporte e esclarecimento aos produtores, proporcionando o crescimento da agricultura em nosso país. Essa troca de experiências permite que sejam destacados assuntos de extrema importância para o crescimento do produtor, estreitando os laços com fornecedores e colegas de profissão. Agradecemos o convite e nos colocamos à disposição para eventos futuros. JUNTOS SOMOS MAIS!






Neem: um excelente inseticida natural

O Neem ou Nim como é popularmente conhecida no Brasil, é uma árvore que tem origem na Índia, pode atingir até 25 metros de altura e 10 metros de diâmetro quando as condições de clima e solo são favoráveis.

Seu nome científico é Azadirachta indica e possui uma gama enorme de usos, inclusive na agricultura por ser um excelente inseticida natural e contribuir no controle de insetos-praga e doenças em plantas. Na agricultura orgânica já é utilizado como inseticida natural sobre várias formas: o óleo retirado dos frutos e pó de folhas ou ramos triturados.

Sua ação inseticida e repelente já foi comprovada em mais de 400 espécies de insetos agindo no comportamento alimentar, no desenvolvimento do inseto, na inibição de postura de ovos, e na fecundidade.

Atuação no comportamento alimentar

Quando um inseto inicia sua alimentação em parte da planta tratada com Neem, três compostos entram em ação: A Azadiractina, Salanina e Melandriol. Essas substâncias provocam movimentos antiperistausticos no seu sistema digestivo, como se o inseto fosse “vomitar” o alimento. Isso causa a paralização na alimentação e repelência a planta. Em insetos sugadores a alimentação também é bloqueada.

Regulação no crescimento

O ciclo de vida dos insetos é marcado pela fase de Ovo, larva ou lagartas, pupa ou ninfas e inseto adulto. A Azadiractina interfere no mecanismo de crescimento dos insetos impedindo a troca de fases. Em muitos casos pode-se encontrar pupas e lagartas deformadas.

Fecundidade e postura de ovos

O nim também impede que os insetos coloquem seus ovos sobre partes das plantas, e além disso diminui sua fecundidade ou seja, o número de ovos depositados nas plantas pelas fêmeas dos insetos é muito prejudicado. Provocando a diminuição da população do inseto.

Formas de utilização do Neem

Atualmente já existem empresas que comercializam o Neem sobre várias formas, mas para o uso em hortas, pomares ou plantas ornamentais a mais utilizada é:

Óleo de Neem– é extraído pelo processo de prensagem das sementes secas. É nessa forma que há maiores concentrações de substâncias com efeito inseticida e repelente para controle alternativo de cochonilhas, pulgões, tripes, ácaros e outros insetos.